sábado, 27 de setembro de 2008

Piquenique na Fazenda Serraria, c. 1915

Estou reunindo blogs do interior e hoje tive uma grata supresa ao ver fotos antigas como esta acima no Diário de Alcobaça. Clique na foto para ver outras. Já pensou se em cada cidade do interior da Bahia alguém tomasse esta iniciativa?
.
Atualizado em 29/09 - Alcobaça é um dos 21 municípios do Território de Identidade Extremo Sul. A Secult promove, a partir de 1º de outubro, 26 oficinas nos Territórios de Identidade do Estado para orientar na elaboração dos projetos para o edital Território Cultural.

3 comentários:

Anônimo disse...

Marcus, obrigado por seu comentário no meu blog e pela divulgação do meu trabalho. As fotos antigas realmente dizem muito não só sobre a história como também sobre a "alma" do local. No caso de Alcobaça, durante uma pesquisa de quase 10 anos consegui reunir material suficiente para construir um verdadeiro imaginário do povo da cidade nos últimos 150 anos (a pesquisa vai mais além na história, até 1772, mas naquela época infelizmente não tinha fotografia). O tema principal da minha pesquisa são as famílias, e esse tema está exposto principalmente no Portal Histórico de Alcobaça.

Bernardo Guimarães disse...

Acabo de pirar da cabeça! Sou Bernardo ( por causa do padroeiro), filho de Leonídia Palmeira, filha de Raul dos Santos Palmeira que era filho de???sei que tem Medeiro na jogada!
Acabo de achar minhas origens! Não tinha a menor informação sobre a parentada. Preciso saber mais!

Anônimo disse...

Bernardo,
Que bom que você encontrou suas origens. Também pesquiso o clã Palmeira (aliás, eu também sou Palmeira, mas o sobrenome se perdeu na geração do meu avô). Somos primos distantes! Aliás, mantenho contato com sua prima Elizabete para destrincharmos os Palmeira de Salvador. Os Palmeira de Alcobaça já foram mapeados por mim até a origem em Inhambupe. Mas, como eu já disse para a Elizabete, os Palmeira de Salvador é que são difíceis :-)
Se quiser colaborar com a pesquisa genealógica, esteja a vontade: diario.de.alcobaca@gmail.com.