quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Audiência pública sobre contaminação em Caetité


A Tarde On Line, em 08/11:

"A audiência pública convocada pela Regional Guanambi do Ministério Público federal (MPF), ontem, no auditório da Rádio Educadora Santana de Caetité, foi marcada por muitas dúvidas e cobrança de providências diante da confirmação de contaminação por urânio da água servida à comunidade da Vila de Juazeiro. "Quero saber por que alguns animais, como bezerros, nasceram sem patas e sem cabeça e pintos nascem com as patas viradas desde que a "urana" (urânio) chegou na Vila de Juazeiro", ingadou o motorista Antenor Chagas, sem esconder preocupação com a repercussão das denúncias."

Deu no Anselmo.com. Os jornais baianos estão calados, até agora.

"Amanhã haverá audiência pública em Caetité, BA, sobre o caso de contaminação da água da cidade por urânio. O caso ganha corpo agora com a confirmação da contaminação por técnicos do governo da Bahia.
Há duas semanas, Gilberto Carvalho ligou para o Greenpeace para dizer que o governo estava preocupados e acompanhava o caso.

É que...
Periga a outorga de água da mina de urânio ser suspensa.
Se isto ocorrer, seca a única fonte brasileira de combustível das usinas nucleares de Angra.

Aliás...
Segundo o Greenpeace, estava previsto um carregamento de 200t de concentrado de urânio de Caetité para Salvador para ser transportado até o Canadá, onde seria enriquecido.
Mas a confusão adiou o carregamento e o navio canadense sequer atracou no porto de Salvador.


o outro lado

O urânio de CaetitéAs Indústrias Nucleares do Brasil contestam o Greenpeace e laudo de técnicos do governo da Bahia e garantem que o nível de urânio na água de Caetité, município do estado, está "dez vezes inferior ao limite estabelecido para a atividade de mineração pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, que é de 0,3 milisievert".A empresa assegura que o problema não vai interferir nos transportes de carga de urânio no Porto de Salvador."

Nenhum comentário: