segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Até você????

Fiquei rosa chiclete no Facebook por conta de um babado envolvendo parada gay e a procissão de São Cosme e São Damião, ambas acontecidas nas ruas da cidade histórica de Cachoeira, tema do post anterior. 

O  relato aqui vai ser longo porque envolve ética, comércio, diretos autorais e trauma de infância.
Tinha eu 9 anos de idade. Disputava empolgado com um colega de sala da Escola Eugênio Araújo, em Castro Alves, unas figurinhas na base do abafa (quem lembra?). Sentados no chão, ignoramos a entrada da professora. Ao ouvir meu nome gritado, fui imediatamente para a cadeira. Aí veio a frase pior: Até você Marcus?
Doeu duplamente. Pelo pito público e pela incômada fama de CDF e comportado, reforçada pelo até você.

Assim eu me senti ao ler a seguinte cobrança  da fotógrafa Fátima Pombo no Facebook: "Quero creditos nas minhas imagens fotograficas...¨.

Logou eu, que me acho o certinho em matéria de créditos devidos, ser cobrado desta maneira, em público diante dos meus mais de quatrocentos  “amigos” do facebook?

A motivação da queixa, suspeitei inicialmente,  talvez tenha sido porque  ao anunciar no Facebook o post sobre a parada gay e a procissão, aparece uma miniatura da foto e apenas o título do post.

Pode ter sido também pela forma de colocar o crédito. Em vez de colocar o tradiconal foto de...   escrevi 3 linhas assim:
Fátima Pombo, do blog Olho de Pombo, registrou hoje dois momentos do domingo em Cachoeira, quando se pode ouvir tanto  olha lá vai passando a procissão como olha lá vai passando a parada gay. Veja mais.
Aí entram outras pequenas grande questões. Ao contrário do Licuri,  o 416destinos é um blog comercial, embora em quase um mês de anúncios eu tenha amealhado a fortuna de US$1,44. Mas não importa, dinheiro é dinheiro. Pra colmplicar, a  boa educação sugere o pedido de permissão para publicar a imagem feita por outra pessoa.
Mas eu me defendo com o mesmo argumento de um vendedor de CD no Feiraguai, quando eu reclamei dele piratear o disco de Nengo, o ex-baixista do reggae men Edson Gomes, por sinal, cachoeirano.O cara disse na maior cara de pau: Eu tou é divulgando o trabalho dele.

E assim penso, embora não me sinta um pirata da perna de pau.  A ideia do 416 destinos é reunir num blog todos os demais do interior da Bahia E destacar posts interessantes como fiz com o de Fátima. Errei?

Nenhum comentário: