quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Marepe - de Santo Antônio de Jesus para o Mundo

“...Marepe declara: "fiz essa obra inspirado em uma amiga, que aos trinta e seis anos permanecia virgem". Pintada com cores quentes, a escultura traz uma mulher loira, apenas de calcinha vermelha e sapatos azuis, sendo que tanto o babado branco da calcinha quanto o modelo dos sapatos - conhecido como sapato boneca - lembram a infância, pela delicadeza. O buraco da fechadura sobre a calcinha, na região do órgão sexual, indica, em concordância com o título da obra, uma porta que nunca foi aberta. Segundo o artista "o gatinho sobre a perna da donzela segurando tranqüilamente a chave representa o príncipe encantado pelo qual a virgem espera e seu corpo coberto com quadriculados coloridos lembra a colcha de retalhos, o universo popular do interior da Bahia. Além disso, a maçaneta presa às costas sinaliza a casa e o ambiente doméstico, a influência da família." A moça grita, revelando seus dentes brancos (dentadura postiça que o artista incrustou na escultura, assim como fez em Precoce jogo) em contraste com sua face ruborizada. O desejo lhe consome e o tempo passa: seu corpo já não é mais como o de uma ninfeta, porém permanece intacto: não lhe deu prazer, não se entregou, não procriou. Está fechado e a maçaneta que se encontra fixada nas costas, está intocada ...” Veja mais aqui.


Marcos Reis Peixoto, o Marepe, nasceu em Santo Antônio de Jesus em 1970, onde vive e trabalha . Foi revelado pela I Bienal do Recôncavo, em 1991, com a premiação da virgem (acima).
Expôs na Bienal de Veneza em 2003, Bienal de São Paulo em 2002, Bienal de Sidney em 2004, Bienal do Mercosul em 1999. Além do Centro Georges Pompidou (França) e Museu Reina Sofía (Espanha) entre outros centros de arte mundo afora.

Falar em Centro Cultural Dannemmann, a VIII Bienal do Recôncavo está aberta à visitação, em São Félix, até 8 de fevereiro de 2009.

5 comentários:

anjobaldio disse...

Grande Marepe! Abração para você cara.

Alvaro Figueiredo disse...

Marc
c devia repicar
minha mãe,Vovô
-sêo Laurindo, das 4 esquinas-
eu mesmo sou quase de là
da Cidade das Palmeiras,
q precisa, do tanto q cresce,
de mito mais estrutura e cuidado
como o resto desse país de gado manso
e impedosos ferrõs

Alvaro Figueiredo disse...

Marc
c devia repicar
minha mãe,Vovô
-sêo Laurindo, das 4 esquinas-
eu mesmo sou quase de là
da Cidade das Palmeiras,
q precisa, do tanto q cresce,
de mito mais estrutura e cuidado
como o resto desse país de gado
e ferrõs

Bahvna disse...

Oi Marepe
tenho pensado muito em te conhecer e conversar sobre arte contemporanea, não sou artista mas como psicologa sempre tive curiosidade sobre a expressão dos artistas e subjetividade.
Atualmente tenho me bandeado pelas artes , estou com um projeto aqui em Salvador, uma cas um espaço cultural ??
consegui fazer uma exposição de umartista que vc deve conhecer Baldomiro Costa (EBA UFBA) o titulo da mostra: FLORES.
Fiiquei super feliz embora, a exposição naõ tenha alcançado a visibilidade esperada!!!
Vamos aquecer em janeiro convidando srtistas midia, pessoas que gostam de artes visuais para não perderrem esta chance dourada de apreciar e comprar claro !! o artista precisa vender seu trabalho.
Desde já fica o contato e o convite.
Abrs
Maria Lydia
psicologa/ produtora cultural
Rua Alagoinhas 362 Parque Cruz Aguiar Rio Vermelho
www.espacobahvna.blogspot.com

lucivan garçom do shop ping de sajg disse...

parabéns man você será sempre um grande homem.