quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Proposta

.
Tenho uma proposta decente para fazer a quem estiver lendo este texto.

Seguinte:

Uma sucessão de acasos me colocou nas mãos este livro com histórias e fotos da década de 1930, de autoria do suíço Otto Billian. O livro narra sua primeira viagem ao interior da Bahia em busca de diamantes e outros minerais. Intitulado “Pequenas estórias de viagens e acontecimentos”, é um documento de época, com fotos e relatos curtos em português, alemão e inglês, que pode revelar muito mais do que aparenta caso seja visto e acompanhado por gente interessada na história e que tenha outras informações sobre os episódios relatados.

Num primeiro contato para uma entrevista sem muita pretensão sobre um assunto relacionado ao seu avô mas que não tinha nada a ver com mineração e interior da Bahia, Daniel Miller me emprestou o livro. Ao ler em casa os relatos curtos, divertidos e bem documentados, me ocorreu a idéia de sugerir a ele colocar o livro na rede. Ele topou e consultou a mãe. Para minha surpresa, ela autorizou no ato.

A proposta é inicialmente a mais simples possível: começar a postar daqui a uma semana página a página, num blog que teria o mesmo nome do livro: “Pequenas estórias de viagens e acontecimentos”.

A partir de cada post buscar o maior número possível de informações sobre a foto e o texto. Por exemplo, há uma foto em Mucugê de uma festa em homenagem à chegada de professoras contratadas no Rio de Janeiro. O desafio é descobrir quem eram estas professoras, quem eram as pessoas que estavam na foto, a quem pertencia a casa, e por aí vai.

Em outro capítulo, Otto fala de uma nova descoberta de aplicação da qualidade piezo-elétrica do cristal de rocha, que o fazia estratégico, e de sua contratação pela firma Carll-zeiss, para prospectar o mineral no interior do Estado. Num outro, publica uma foto de um casal de garimpeiros, que aproveitou a seca do Rio Jequitinhonha, teve sorte, encontrou muitos diamantes, ficou rico e comprou fazendas da região.

Enfim, a idéia, ainda não elaborada totalmente, é promover uma espécie de pesquisa coletiva na rede e no final da publicação do livro partir para a organização de um site sistematizado com as informações recolhidas. Deixei claro para a família que este será um trabalho sem qualquer finalidade outra senão disponibilizar e enriquecer as informações. Otto Billian tem uma sala dedicada a ele no Museu Geológico da Bahia. Vale uma visita.

A sorte está lançada.
P.S. Veja que já aderiu à proposta aqui.

Nenhum comentário: